Mesmo com o avanço dos procedimentos médicos e estéticos, o tratamento das seqüelas de acne ainda é um desafio para médicos e esteticistas. A acne pode deixar manchas hipercrômicas (hiperpigmentação pós inflamatória):
manchas acrômicas, cicatrizes profundas , atróficas:
cicatrizes hipertróficas ou até queloideanas:
A seguir, os recursos utilizados para controlar a acne e prevenir ou atenuar suas seqüelas:
1. Clear light e LED ( light emission diode): os dois aparelhos usam um modo de luz contínua para inibir a produção do sebo. O LED funciona com dois tipos de luz: a azul que atua mais superficialmente para peles com pústulas e a vermelha para inflamações mais graves.2. Laser fracionado: mais eficaz para cicatrizes e manchas. Existem dois tipos de aparelhos: Fraxel e Pixel. Produzem microincisões na pele incrementando a formação de colágeno. Tem efeito de um peeling leve. Deve ser feito por médicos.
3. Terapia fotodinâmica: combinação de um ácido com luz pulsada. As substâncias usadas são: ALA ( ácido aminolevulínico) e ácido metillevolínico. Também de uso médico.
4. Peelings químicos: ácido retinóico a 5%, glicólico em concentração de 50 a 70% e salicílico a 15%. Todos de prescrição médica.
5. Microdermoabrasão – peeling de cristais ou peeling diamantado. O peeling de cristais lança cristais de óxido de alumínio, aspirando-os simultaneamente, provocando esfoliação física. O peeling com ponteira diamantada é uma lixa acoplada ao aparelho de vácuo que promove esfoliação física. Ambos melhoram a hiperqueratinização e reduzem obstrução folicular. Atenuam cicatrizes e manchas superficiais e fecham os poros. Pode ser feito pela esteticista.
6. Peeling combinado: microdermoabrasão seguida de aplicação de ácido salicílico.
7. Subcision: indicado para cicatrizes profundas. É o descolamento da pele com auxílio de agulha, feito sob anestesia local, pelo médico.
8. Preenchimento de cicatrizes: feito com ácido hialurônico, PMMA, etc. De aplicação médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário