sexta-feira, 20 de maio de 2011

Máscaras Cosméticas


As máscaras são cosméticos de ação genérica. Podem produzir limpeza, hiperemia, hidratação e outras mais. Para a cliente, é importante o efeito psicológico que a máscara ocasiona, pois a sensação de frescura e tensão da pele facial fazem a cliente ter a convicção de que foi feito “algo importante e efetivo” sobre a pele de seu rosto.

CLASSIFICAÇÃO DAS MÁSCARAS POR SUAS PROPRIEDADES DERMATOLÓGICAS

1. DETERGENTES: as mais simples. Argila coloidal + substâncias. Agem como limpadoras da pele.

2. ADSTRINGENTES, TONICAS E TENSORAS: corrigem transitoriamente a seborréia, ostios dilatados e pequenas rugas. Promovem fechamento dos poros, refrescancia e efeito lifting.

3. BRANQUEADORA E DOADORAS DE BRILHO: correção de pele pigmentada, opaca. Produzem clareamento imediato (efeito "Cinderela") e deixam a pele mais luminosa. 

4. QUERATOLÍTICAS: esfoliam a pele. Ex: ácido láctico, cítrico, salicílico, glicólico e acetona. Funcionam como um peeling, renovam a pele.

5. NUTRITIVAS: ação lubrificante. Preventivas de rugas e corretivas de sequidão cutânea. Produzem efeito de nutrir a pele, fornecem nutrientes para peles desvitalizadas

6. CALMANTES E REFRESCANTES: feitas com amido, infusões de camomila e tília, também com mucilagens de algas e gomas, como gelatina, caseína, cânfora e flor-de-laranjeira. Produzem refrescância e acalmam a vermelhidãoirritação ou  da pele.

CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO PH:   Podem ser ácidas, neutras ou alcalinas.

CLASSIFICAÇÃO COSMÉTICA DAS MÁSCARAS

1. ABSORVENTES OU ADSTRINGENTES: tipo argiloso, em média com 20% de caulim. Ao secar imobiliza o rosto. São difíceis de retirar. Têm ação limpadora e efeito tensor transitório deixando a pele firme, fresca e aveludada. Geralmente associada com ativos de extratos vegetais como alecrim, agrião, bardana, sálvia, hamamélis, etc.
2. ESFOLIANTES: contem grânulos sintéticos e produzem um efeito peeling, podem conter também um peeling químico como AHA's ou BHA's. Contra indicadas para peles secas e sensíveis.
3. CREMOSAS: não imobilizam o rosto. Fácil para remover. Contra indicada para peles acneicas. Geralmente são máscaras nutritivas ou hidratantes com ativos como vitaminas A e E, elastina, colágeno, placenta, ginseng, etc.
4. PEEL-OFF: forma película que se adere à pele depois de seca. É retirada puxando-a do queixo para testa, para cima, efetua pequena esfoliação, ação tensora e oclusiva, além de ajudar a penetração do cosmético usado anteriormente.
5. ARGILOSA: fangoterapia ou argiloterapia. Tem funções de desintoxicação e respiração cutânea, assim como também nutrição, clareamento, normalização da pele. Usada nos tratamentos da estética ortomolecular ou estética funcional. Pode apresentar-se em pó ou cremosa.
6. TENSORAS: podem ser em pó (albumina), hidroplásticas (alginato) ou de porcelana (gesso cosmético). São oclusivas e tensoras. Ajudam na penetração de ativos colocados sob a máscara e fazem efeito "lifting".
7. PEELING: máscara com alfa ou beta hidróxi ácidos: láctico, cítrico, glicólico, mandélico, tartárico, málico, salicílico(BHA). Promovem esfoliação química e/ou física cutânea.

8. OCLUSIVAS: hidroplásticas ou de porcelana. Promovem oclusão, ajudam na penetração de ativos formando película por cima da pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário