domingo, 1 de maio de 2011

DESINTOXICAÇÃO METABÓLICA FACIAL


Procedimento utilizado em estética facial e corporal com utilização de argilas. Na estética facial é usado em peles saturadas, acneicas, seborreicas e pele de fumantes com um bom resultado. Também pode ser usada em peles cansadas, desvitalizadas e em pessoas que ficam em contato com poluentes. Argilas são complexos de minerais alumino-silicatados, de dimensões microscópicas e formatos laminares, alternando-se com moléculas de água e com outros elementos como Mg, Fe, Ca, Na, K, etc.

As argilas são rochas sedimentares compostas de grãos muito finos de silicatos de alumínio, associados a óxidos que lhes dão tonalidades diversas. Embebidas em água, formam uma pasta mais ou menos plástica (barro), que pode ser moldada. Dividem-se em dois tipos: argilas primárias, originadas da decomposição do solo por ações físico-químicas do ambiente natural, através dos anos, apresentando-se normalmente na forma de pó; argilas secundárias, decorrentes da sedimentação de partículas transportadas através das chuvas e dos ventos, que se apresentam na forma pastosa ou de lama, também chamada fango (argila mais água).
Argilas geralmente são vendidas em pó. Para prepará-las devemos dissolver o pó em água mineral ou hidrolato ou loção tônica até formar uma pasta. Para intensificar o efeito desejado podemos adicionar algumas gotas de óleo essencial (escolhido de acordo com o efeito desejado).
A argila possui três propriedades fundamentais:
1 - Absorção: a principal propriedade que lhe atribui a propriedade da maleabilidade quando se mistura argila com água obtém-se uma pasta eficaz no tratamento de inflamações, edemas e inchaços.
2 - Liberação: a argila tem facilidade para liberar elementos que fazem parte de sua constituição (ativos), sendo muito importante pelo seu efeito protetor e absorvedor de toxinas em vários órgãos, principalmente a pele e mucosas.
3 - Adsorção: um processo físico-químico pela qual as argilas deixam passar moléculas, elementos gasosos e partículas microscópicas do meio ambiente e bactérias com o intuito de deslizaram para o interior da pele. Este poder é muito grande e quase irreversível, tornando-se assim, muito útil na fixação de toxinas presentes no organismo para uma posterior eliminação das mesmas.
Seus principais efeitos no organismo são:
• Desinfiltra os interstícios celulares.
• Elimina toxinas.
• Estimulação da micro circulação cutânea.
• Permite a troca de energia dos minerais com a parte afetada.
• Promove uma microabrasão (peeling suave).
• Regula a produção sebácea.
• Regula a queratinização.
• Regulariza a temperatura do órgão enfermo uniformizando a irrigação sanguínea.
Existem vários tipos de argila e cada uma é indicada para uma finalidade específica. Antes de usá-la, é preciso conhecer sua composição.
Segundo o dicionário Houaiss desintoxicação é “ desfazimento dos efeitos de uma intoxicação; retirada do veneno de; imunização contra substância tóxica.”
Os compostos argilosos ou argilominerais  são  basicamente de silicato de alumínio hidratado, podendo conter outros elementos como Mg, Fe, Ca, Na, K, etc. Os compostos geotermais são associados à água termal (com propriedades medicinais). Mas não podemos deixar de dizer que argila é barro. Barro seco quando em pó e lama quando em creme (fango). 

FANGO TERMAL

Os fangos ou barros (= argila + água) constituem-se desde os primórdios até hoje nos mais modernos SPAs; uma das mais benéficas substâncias de uso externo em Dermatologia. Balneários famosos como: Aix-les-Bains, Château-Guyon e Vichy na França e Castelamare di Stabia na Itália; maturam artificialmente seus fangos. Agora, com as Argilas adicionadas a Água Thermal H2OS (sulfurosa) é possível também obter o Fango Thermal, de maneira fácil, prática e higiênica.


PROPRIEDADES DAS ARGILAS SOBRE A PELE
Esfoliantes, limpeza, 'peeling' biológico suave, clareadoras, adstringentes e hidratantes, tensora (lifting), adsorvente, depurativa, anti-séptica, tonificante, nutritiva e revitalizante.
ARGILA VERDE ou Montemolinorita - De origem francesa, sua coloração deve-se à presença de óxido de ferro associado ao magnésio, cálcio, potássio, manganês, fósforo, zinco, alumínio, silício, cobre, selênio, cobalto e molibdênio. De pH neutro, possui ação absorvente, combate edemas, é secativa, emoliente, anti-séptica, bactericida, analgésica e cicatrizante, indicada para as peles oleosas e acneicas e em produtos para cabelos oleosos. Desinfrilta o interstício celular, esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea, rica em silício e diversos oligoelementos. Desinfiltra o interstício celular, é esfoliante suave, promove a desintoxicação e regula a produção sebácea. Efeitos: desintoxicante e adstringente. Ideal para sugar toxinas, tratar acne e seborréia.


ARGILA BRANCA:


A Argila Branca ou Caulim é uma argila primária composta de silicato de alumínio hidratado resultante da alteração de rochas lavadas pela chuva. Possui um pH muito próximo da pele e seus principais benefícios são: clarear, absorver oleosidade sem desidratar, suavizar, cicatrizar e catalisar reações metabólicas do organismo. É indicada para o tratamento de manchas, peles sensíveis e delicadas. Rica em silício e alumínio. Possui propriedades cicatrizantes, reduz as inflamações, tem ação purificante, adstringente , remineralizante e anti-séptico.Promove aumento na oxigenação de áreas congestionadas, a uniformização pela esfoliação suave e regula a queratinização. Ideal para peles ressecadas, envelhecidas e manchadas.


ARGILA CINZA,

Wilkinita ou Bentonita -É retirada de regiões vulcânicas dos EUA. Contém aproximadamente 60% de sílica, o que faz com que tenha grande afinidade com a água, sendo muito eficaz para inchaços e edemas. Tem pH mais alcalino, é antiedematosa, secativa e absorvente. É indicada para peles oleosas, manchadas, edemaciadas.


ARGILA VERMELHA

Rica em óxido de ferro, cobre, silício e hematita. O Óxido de Ferro tem papel importante na respiração celular e na transferência de elétrons. Na pele, as carências deste elemento manifestam-se por uma epiderme fina, seca e com falta de elasticidade.Hidrata e previne o envelhecimento da pele. É anti-stressante,regula a microcirculação cutânea, sendo recomendada para peles sensíveis, com couperose e avermelhadas. Efeitos: regulador e tensor.


ARGILA ROSA
É a mistura da Argila Branca com a Vermelha. É indicada para peles sensíveis, delicadas, com telangiectasias e rosácea, pois possui ação desinfetante, suavizante e emoliente. Ideal para peles cansadas e sem viço. Devolve a luminosidade natural da pele, aumenta a circulação, absorve toxinas e hidrata a pele. Tem propriedades cicatrizantes e suavizantes, grande poder tensor indicada nos tratamentos de flacidez tissular, reidrata a pele, combate os radicais livres.
ARGILA AMARELA
rica em Dióxido de Silício e Silício que é o elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele, por isso é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos. Tem alta capacidade de troca de cátions e anions. Combate e retarda o envelhecimento cutâneo, nutre com seus sais minerais necessários para um tecido mais rígido e saudável sem deixá-lo ressecado. Tem ótimo efeito tensor e melhora a circulação sanguínea. Rica alumínio, potássio e oligoelementos. Contribui para o equilíbrio iônico e hidratante do gel celular. Ideal para peles delicadas e esfoliação leve. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.
ARGILA BEGE
Mistura da Argila Marrom com a Argila Branca. Incorpora as propriedades das duas argilas.

ARGILA MARROM
Argila rara com elevado teor de silício, alumínio e titânio e outros oligoelementos. Resulta em efeito ativador da circulação, além de contribuir com um efeito equilibrador e revitalizador. Efeitos: desinfiltrante, adstringente , desintoxicante e cicatrizante. O Silício tem papel fundamental na reconstituição dos tecidos cutâneos e na defesa do tecido conjuntivo. Tem ação hemostática, purificante, adstringente e remineralizante. Tem efeito hidratante na pele e reduz as inflamações. Também tem ação na elasticidade da pele atuando em flacidez cutânea.

ARGILA PRETA OU LAMA NEGRA

Argila secundária de composição rica e diferenciada em sais minerais e oligoelementos muito importantes para o metabolismo da pele. São eles: silicato de alumínio e de magnésio, carbonato de cálcio e de magnésio, óxido de silício, de zinco e de ferro, enxofre. Tem atividade estimulante, antitóxica, nutriente (oligoelementos), anti-séptica, redutora e adstringente. Este material é retirado de uma profundidade maior que 4 metros. Devido ao alto teor de Alumínio e Silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamento de doenças. Seu teor de Titânio agrupado com elevados percentuais de Alumínio e Silício indica um material com excelente agente rejuvenescedor. Tem ação antiinflamatória, absorvente, antitumoral e anti-stress. Melhora a circulação sangüínea periférica favorecendo a reprodução celular.

ARGILA ROXA: rica em magnésio, ideal para aplicações sobre regiões tensas que acumulam toxinas.
ARGILA MARINHA
A Argila Marinha é rica em minerais, tem uma cor verde bem escura e é obtida do fundo do mar. Ela tem uma grande concentração de algas marinhas o que a faz perfeita para purificar e tonificar o corpo. Tratamentos a base de elementos marinhos na estética são chamados de talassoterapia.

PROTOCOLO BÁSICO DE ARGILOTERAPIA FACIAL
  1. Limpar a pele com sabonete de limpeza ou leite de limpeza facial com calêndula, lavanda, chá verde ou gingko biloba.
  2. Tonificar a pele com loção tônica com oligoelementos.
  3. Promover esfoliação física com argila verde em pó diluída em água mineral. Executar movimentos rotativos com as pontas dos dedos por três minutos. Deixar a argila até secar. Para removê-la, umedeça a argila com água mineral em um borrifador. Massageie novamente e retire com algodão e gaze.
  4. Execute manobras de drenagem linfática facial durante trinta minutos.
  5. Conforme a necessidade da pele do cliente, escolha a argila mais adequada. Pode ser um fango ou argila em pó. Se optar por pó, dilua-o com loção tônica com oligoelementos. Deixe por vinte minutos. Retire completamente.
  6. Finalize com filtro solar.

    

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário