
Anna Pegova foi uma cosmetóloga e empresária russo-francesa. Nascida em 1896, deixou seu país durante a revolução russa e emigrou para França em 1920. Amiga de Helena Rubinstein, ela se tornou uma grande cosmetóloga a partir dos anos 30. Descobriu,dentre as matérias básicas, as mais nobres, ativos inovadores e criou os cuidados cosméticos e depois técnicas estéticas. Adquiriu então um renome mundial ao criar o peeling vegetal, que formulou depois de muitas adaptações. Inaugurou seu primeiro instituto de beleza em Paris no ano de 1947.
Elisabeth Arden, nascida Florence Nightingale Graham, em 1878, foi esteticista e empresária, nascida no Canadá. Fabricou o seu primeiro creme de beleza nos anos 20 e revolucionou o mundo da cosmética. O creme Amoretta foi o primeiro de uma longa série de produtos de beleza. Inicialmente, mantinha sociedade com uma amiga, Elizabeth Hubbard, daí ter adotado o nome de Elizabeth Arden. Ela ensinou as mulheres a se maquiarem sem exageros, quando só se pintavam as atrizes e prostitutas. Arden teve formação em enfermagem, o que serviu como base para suas criações. Certa vez, em sua cozinha, começou a formular cremes para queimaduras e elaborou loções e pastas cosméticas, utilizando gorduras, leites e outras substâncias. Os ingredientes eram diferentes daqueles adotados pelos médicos da época e tinham finalidades hidratantes e nutritivas. Mais tarde, sua cozinha virou laboratório. Aos 30 anos de idade, foi para Nova York, onde conheceu um químico e, juntos, começaram a elaborar o creme perfeito, seu grande sonho. Concomitamente foi trabalhar em um salão de beleza e dominou a arte da massagem facial. Em 1910, abriu seu primeiro salão de beleza em uma loja na Quinta Avenida. Florence, com sua visão empreendedora, então mudou seu nome para Elizabeth Arden e instalou na loja uma porta vermelha luminosa, começando também a divulgar seu negócio com a propaganda de seus cremes e de suas massagens relaxantes e rejuvenescedoras só para mulheres. Até hoje, é a porta vermelha mais famosa da Quinta Avenida na cidade de Nova York em tratamentos estéticos, e ainda é exclusivo para mulheres.
Abriu institutos de beleza em todo o mundo e tornou-se dona de um empório de cosmética, hoje dirigido por uma descendente. Durante a sua vida, Elizabeth produziu mais de trezentos produtos de cosmética, de qualidade e acessíveis. Foi dela a idéia de beleza completa, com a pele tratada com cremes e loções específicas para adstringir, tonificar e hidratar, combinado com maquiagem. A cosmetóloga morreu aos 88 anos, deixando uma herança de fórmulas de cremes e loções e maquiagens de qualidade. É um ícone feminino. Tanto assim que seu nome virou sinônimo de luxo e glamour. 
ALA ZSERMAN
No Brasil, a esteticista e cosmetóloga Ala Szerman, russa, naturalizada brasileira foi a pioneira em promover atividades físicas e ensinamentos de como cuidar da pele pela televisão brasileira, no programa TV Mulher da Rede Globo ao lado de Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy e Clodovil Hernandes (período de exibição: 07/04/1980 a 27/06/1986). Professora de educação física e com uma carreira voltada para a beleza, criou novos conceitos de tratamentos de beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário