quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Mulheres Pioneiras: origem da profissão esteticista



    



A história começou em 1871, na Polônia , quando nasceu Chaja Rubinstein, que mais tarde adotaria o nome de Helena Rubinstein. Motivada por uma incrível determinação, ela parte aos 18 anos de idade para a Austrália, com o objetivo de trabalhar na casa de um boticário. Lá, através de muitas pesquisas, criou e desenvolveu fórmulas inovadoras e ungüentos, passando a vendê-las por correspondência. Em 1902, abriu o primeiro salão de beleza do mundo em Melbourne. Mais tarde, em 1906, abre outro em Paris, e, logo em seguida, em Londres em 1908, e Nova York, em 1915. Desde 1917, Helena Rubinstein fabrica e distribui seus produtos em grande escala. Nos anos 20, ofereceu cosméticos personalizados a suas clientes, determinando o tipo de pele: normal, seca e oleosa. Trabalhadora incansável, Helena Rubinstein criou o conceito de beleza saudável, lançando hidratante suave, pó-de-arroz e base coloridos, e foi a primeira a produzir uma linha de cosméticos exclusiva para os homens. Helena Rubinstein foi uma grande pioneira na indústria da beleza, ao distribuir seus produtos em lojas de departamento e ao criar a profissão de consultora. Foi no período da Grande Depressão Americana que ela inaugurou salões e lojas em doze grandes cidades americanas. Em 1932, a HR (como a marca ficou mais conhecida) trouxe os primeiros produtos para o Brasil. A visionária da beleza morreu no dia 1º de abril de 1965, deixando um legado para o segmento de beleza: a marca HELENA RUBINSTEIN. Mais de duas décadas depois, a grife HR foi adquirida pelo Grupo L’oréal, que continuou mantendo os mesmos princípios defendidos por sua criadora: linhas de produtos oriundos de uma pesquisa apurada, baseada na tecnologia mais avançada e num conhecimento cada vez mais aprofundado dos mecanismos do funcionamento da pele.








Anna Pegova foi uma cosmetóloga e empresária russo-francesa. Nascida em 1896, deixou seu país durante a revolução russa e emigrou para França em 1920. Amiga de Helena Rubinstein, ela se tornou uma grande cosmetóloga a partir dos anos 30. Descobriu,dentre as matérias básicas, as mais nobres, ativos inovadores e criou os cuidados cosméticos e depois técnicas estéticas. Adquiriu então um renome mundial ao criar o peeling vegetal, que formulou depois de muitas adaptações. Inaugurou seu primeiro instituto de beleza em Paris no ano de 1947.














Elisabeth Arden, nascida Florence Nightingale Graham, em 1878, foi esteticista e empresária, nascida no Canadá. Fabricou o seu primeiro creme de beleza nos anos 20 e revolucionou o mundo da cosmética. O creme Amoretta foi o primeiro de uma longa série de produtos de beleza. Inicialmente, mantinha sociedade com uma amiga, Elizabeth Hubbard, daí ter adotado o nome de Elizabeth Arden. Ela ensinou as mulheres a se maquiarem sem exageros, quando só se pintavam as atrizes e prostitutas. Arden teve formação em enfermagem, o que serviu como base para suas criações. Certa vez, em sua cozinha, começou a formular cremes para queimaduras e elaborou loções e pastas cosméticas, utilizando gorduras, leites e outras substâncias. Os ingredientes eram diferentes daqueles adotados pelos médicos da época e tinham finalidades hidratantes e nutritivas. Mais tarde, sua cozinha virou laboratório. Aos 30 anos de idade, foi para Nova York, onde conheceu um químico e, juntos, começaram a elaborar o creme perfeito, seu grande sonho. Concomitamente foi trabalhar em um salão de beleza e dominou a arte da massagem facial. Em 1910, abriu seu primeiro salão de beleza em uma loja na Quinta Avenida. Florence, com sua visão empreendedora, então mudou seu nome para Elizabeth Arden e instalou na loja uma porta vermelha luminosa, começando também a divulgar seu negócio com a propaganda de seus cremes e de suas massagens relaxantes e rejuvenescedoras só para mulheres. Até hoje, é a porta vermelha mais famosa da Quinta Avenida na cidade de Nova York em tratamentos estéticos, e ainda é exclusivo para mulheres.
Abriu institutos de beleza em todo o mundo e tornou-se dona de um empório de cosmética, hoje dirigido por uma descendente. Durante a sua vida, Elizabeth produziu mais de trezentos produtos de cosmética, de qualidade e acessíveis. Foi dela a idéia de beleza completa, com a pele tratada com cremes e loções específicas para adstringir, tonificar e hidratar, combinado com maquiagem. A cosmetóloga morreu aos 88 anos, deixando uma herança de fórmulas de cremes e loções e maquiagens de qualidade. É um ícone feminino. Tanto assim que seu nome virou sinônimo de luxo e glamour.








Estée Lauder, nascida Josephine Esther Mentzer, em 1908, em Nova York foi Cosmetóloga e esteticista. Filha de imigrantes judaico-húngaros, Estée Lauder, começou vendendo os cremes que eram fabricados por seu tio, um químico vienense, em sua própria cozinha. Logo em seguida, começou a imitá-lo, passando a preparar os seus próprios cosméticos, que imediatamente foram postos à venda em vários salões de beleza de hotéis de luxo de Nova York. Com 34 anos, abre nessa cidade, em 1944, a sua primeira loja. Começou por vender cremes para a pele e foi conquistando o seu espaço no mundo dos cosméticos. Em 1946, funda sua própria empresa fabricante de produtos de beleza e cosméticos com seu nome, juntamente com seu marido. Utilizava como técnica de comercialização a colocação de seus produtos ao alcance de sua clientela, assim sendo, disponibilizava amostras grátis, que surtiam notável impacto de divulgação. A marca fica conhecida internacionalmente quando foi adotada pela loja de departamentos Harrods, em Londres, no ano de 1960. Estée Lauder morre em 2004 e deixa como herança um real império da beleza.


ALA ZSERMAN
 

No Brasil, a esteticista e cosmetóloga Ala Szerman, russa, naturalizada brasileira foi a pioneira em promover atividades físicas e ensinamentos de como cuidar da pele pela televisão brasileira, no programa TV Mulher da Rede Globo ao lado de Marília Gabriela, Ney Gonçalves Dias, Marta Suplicy e Clodovil Hernandes (período de exibição: 07/04/1980 a 27/06/1986). Professora de educação física e com uma carreira voltada para a beleza, criou novos conceitos de tratamentos de beleza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário