domingo, 19 de setembro de 2010

Envelhecimento cutâneo

A vida começa na concepção, passa pela maturação do organismo, evolui para a perda progressiva da capacidade funcional e termina na morte. Envelhecer é inexorável. Com o avanço das tecnologias surgiram várias teorias sobre o envelhecimento, sendo as três principais: teoria dos radicais livres; teoria do equilíbrio gradual e teoria genética.


De acordo com a teoria genética, pesquisas atuais demonstram que o envelhecimento pode ser causado pelo encurtamento dos telômeros. As células do corpo tem capacidade finita de replicação; alcançando este limite de replicação, a célula entra em senescência celular que é o início do envelhecimento. Os responsáveis pela capacidade de replicação celular são os telômeros, estruturas que contêm informações metabólicas que determinam as divisões nas células. Com o passar do tempo, os telômeros diminuem até interromperem a proliferação celular, causando a morte celular. O telômero é como um relógio celular responsável pelo envelhecimento. O tamanho dos telômeros é mantido por enzimas, chamadas telomerases, que adicionam repetições de seis nucleotídeos à sua extremidade.

Segundo a teoria genética do envelhecimento, a enzima telomerase é considerada um relógio biológico, um marcador a indicar que a senescência irá se instalar inevitavelmente, causando o envelhecimento.

Estudos caminham para a descoberta do “elixir da juventude” usando a telomerase ,mas por enquanto, seus efeitos nocivos são maiores que os benéficos para nosso organismo. Quando a telomerase está atuante, permite alta capacidade de divisões celulares por mitoses sucessivas, o que seria uma proteção contra a senescência. O envelhecimento seria o preço de uma vida sem câncer. Existem células que não apresentam senescência, em que a divisão celular se mantém com alto potencial de multiplicação, imunes à ação do tempo. São as células germinativas, que estão relacionadas com a perpetuação da vida, as células cancerígenas e as células tronco.

Segundo a teoria dos radicais livres, as reações químicas que ocorrem naturalmente no corpo começam a produzir defeitos irreversíveis nas moléculas. Isto se deve a compostos altamente reativos que contem um número ímpar de elétrons em sua órbita mais externa.

Segundo a teoria do desequilíbrio gradual, o cérebro, as glândulas endócrinas ou o sistema imunológico começam a deixar de funcionar gradualmente, levando órgãos a envelhecer em ritmos diferentes comprometendo o funcionamento de todo o organismo, causando o envelhecimento.

De forma geral, o processo de envelhecimento está relacionado com:

- constituição genética de cada um;

- dieta e hábitos de vida;

- condição sócio-econômica;

- características comportamentais (estressado/relaxado; nervoso/calmo; ansioso/paciente,etc.)

- doenças crônicas.

Assim, o envelhecimento é uma série de transformações que ocorrem no organismo em decorrência do tempo vivido e do estilo e qualidade de vida. Duas causas estão presentes:

1. Causas intrínsecas: processo de envelhecimento natural, com queda das funções vitais do corpo, renovação celular comprometida e falha imunológica. Também chamado envelhecimento intrínseco ou cronológico.

2. Causas extrínsecas: agressões que o organismo sofre de fatores externos, como poluição, tabagismo, álcool, ingestão de gorduras e principalmente radiação solar que causa o fotoenvelhecimento.

IDADE CRONOLÓGICA X IDADE BIOLÓGICA

A idade biológica é a idade em que o organismo se encontra biológica e metabolicamente. A idade biológica não está ligada à aparência física, refere-se à condição interna da pessoa, à situação de cada órgão e sistema. Aparentar ser jovem não significa estar biologicamente jovem. A idade biológica mostra o grau de desgaste do organismo e é medida através de vários exames médicos, através de um médico especialista em medicina integrativa e biológica. A idade cronológica mostra o processo natural de envelhecimento pela passagem do tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário