terça-feira, 31 de maio de 2011

Cursos de Estética e Cosmética no Brasil

A tecnologia gerada pela produção dos cosméticos, associada à demanda do mercado, impôs a necessidade da profissionalização do esteticista para que este profissional estivesse preparado para compreender os processos fisiológicos, a estrutura anatômica da pele e as reações químicas decorrentes da aplicação de um produto sobre a pele. No Brasil, a profissão de esteticista começa por volta do início do século XX, com a função de aplicar e vender um cosmético.
          Ao longo dos anos, a história da Estética foi construída com muita luta e perseverança por um crescente exército de pioneiras que, de uma maneira informal, levava aos lares de outras mulheres seus cosméticos e suas técnicas de embelezamento, retornando aos seus próprios lares com os proventos que lhes permitiam ajudar no orçamento doméstico. Já naquela época, apesar de todas as adversidades enfrentadas, aquelas mulheres sonhavam com o dia em que a qualidade de seu trabalho, refletida no bem-estar proporcionado às suas clientes, seria reconhecida pela sociedade.
Em 1976, o SENAC implantou o curso Técnico de Estética Corporal. Mediante a crescente importância de suas atividades e as novas perspectivas que se configuravam no decurso das últimas décadas, os profissionais da Estética vêm se especializando e organizando como uma classe trabalhadora consciente de suas responsabilidades, qualificando-se e requalificando-se por meio de cursos de capacitação, seminários e congressos.
O ano de 2002 foi de fundamental importância, pois o Curso Superior de Tecnólogos em Estética e Cosmetologia foi autorizado pelo MEC, de acordo com a Resolução Normativa do Conselho Nacional de Educação nº 03, de 18 de dezembro de 2002, fundamentada nos Pareceres 436/2001 e 29/2002, com base na Lei Federal 9.394, de 1996, regulamentada pelo Decreto 5154, de 23 de julho de 2004, permitindo, ainda, a realização de pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO)
A educação profissional, portanto, é um conceito de ensino abordado pela LDB (9394/96), reformado pelo Decreto 5154/04, tendo como objetivo atender o mercado de trabalho. De acordo com a legislação, a educação profissional se dá em três níveis:
- Nível básico: para pessoas com qualquer nível de instrução;
- Nível técnico: para estudantes do ensino médio ou pessoas que já concluíram o ensino médio;
- Nível tecnológico: realizado apenas por Instituições de Ensino Superior, podendo ser realizado como graduação ou pós graduação.

          Como toda profissão que se estabelece a partir da prática, há a urgente necessidade da criação e regulamentação de medidas de fiscalização e de um estatuto de profissão liberal. Atualmente, o Projeto de Lei 959/2003, que dispõe sobre as atividades do Técnico e Tecnólogo em Estética, aguarda a inclusão na pauta de votação da Câmara Federal.  No site do Ministério do Trabalho encontramos no Cadastro Brasileiro de Ocupações as funções do esteticista.
O Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmetologia é específico no estudo da pele e seus anexos, tendo em sua grade curricular todas as ciências necessárias para habilitar e fundamentar todas as práticas da profissão. Essas práticas são desenvolvidas em laboratórios específicos para atuar no atendimento facial, corporal e capilar.  Na grade curricular constam disciplinas da área da saúde como anatomia, citologia, histologia, fisiologia, psicologia, gestão, dermatopatologia, química e bioquímica, eletroterapia, cosmetologia, prática ambulatorial e outras. Algumas possuem Clínicas-Escola, onde o atendimento às comunidades realiza um importante trabalho social. Alguns cursos já estão aumentando suas cargas horárias para três anos, sendo então considerado Bacharelado em Estética e Cosmetologia ou tecnológicos.
          Nesse contexto, o aluno de cosmetologia e estética possui uma série de exigências que perduram até o final do curso: atividades extracurriculares, cumprimento de disciplinas teóricas e práticas, avaliações formais teóricas e práticas e deverá realizar TCC (trabalho de conclusão de curso) para obtenção do diploma.
          Estima-se uma média de 80 mil profissionais atuando legalmente no mercado brasileiro (técnicos e tecnólogos). Com a regulamentação, os que não possuírem certificado de formação como técnico ou tecnólogo, terão que se submeter ao curso de equiparação.

          No Brasil, hoje encontramos o curso na área de Estética em praticamente todos os Estados da Federação. Neste trabalho, foi feito um levantamento através do site do MEC (www.emec.mec.gov.br) que trata do sistema de regulação do Ensino Superior e cursos cadastrados. A busca foi feita com as seguintes palavras: cosmetologia; cosmética; estética; beleza; imagem pessoal e o cruzamento entre elas. Foram encontrados 68 cursos cadastrados (entre seqüencial, tecnológico e bacharelado) em Instituições de Ensino Superior, abaixo elencados por Estado, nome da Instituição e cidade de localização:

 São Paulo: (20) Centro universitário Barão de Mauá (Ribeirão Preto); Centro Universitário de Santo André (Santo André), Uniararas (Araras), Universidade Anhembi Morumbi (SP), Universidade São Judas Tadeu (SP), Centro Universitário Anhanguera (SP), Uniara (Araraquara), Unijales (Jales), Centro Universitário do norte Paulista (São José do Rio Preto), Unimonte (Santos), Centro Universitário Santanna (SP), Centro Universitário Senac (SP), Faculdade Anhanguera de Campinas, Faculdade Politec (SP), Unifran (Franca), Unisa (Santo Amaro), Uniso (Sorocaba), Universidade Sagrado Coração (Bauru), Unip (SP), Centro Universitário Claretiano (Batatais).
Rio Grande do Sul: (6) Centro Universitário Univates (Lajeado), Unicruz (Cruz Alta), Universidade de Passo Fundo (Sarandi), Universidade de Santa Cruz do Sul (Santa Cruz do Sul), Universidade Luterana do Brasil – Ulbre (Canoas), Unijui (Ijuí).
Santa Catarina: (3) Universidade do Planalto Catarinense-Uniplac (Lages), Universidade do sul de Santa Catarina-Unisul (Tubarão), Universidade do Vale do Itajaí-Univali (Itajaí).
Paraná: (9) Centro Universitário Campos de Andrade-Uniandrade (Curitiba), Centro Universitário de Maringá- Ceumar-Cesumar (Maringá), Centro Universitário Filadélfia- Unifil (Londrina), Faculdade Dom Bosco (Cascavel), Faculdade Metropolitana Londrinense – UMP (Londrina), Faculdades OPET (Curitiba), Universidade Norte do Paraná – Unopar (Londrina), Universidade Paranaense – Unipar (Umuarama), Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba).
Rio de Janeiro: (6) Unigranrio (Duque de Caxias), Universidade Estácio de Sá – Unesa (RJ), Universidade Iguaçu – Unig (Nova Iguaçu), Universidade Salgado de Oliveira – Universo (São Gonçalo), Centro Universitário augusto Motta – Unisuam (RJ), Centro Universitário Celso Lisboa – UCL (RJ).
Espírito Santo: (1) Centro Universitário Vila Velha – UVV (Vila Velha).
Minas Gerais: (5) Universidade do Rio Verde – Unincor (Três Corações), Centro Universitário do Triângulo – Unitri (Uberlândia), Centro Universitário de Belo Horizonte (BH), Centro Universitário Newton Paiva (BH), Centro Universitário Uma (BH).
Mato Grosso do Sul: (3) Uniderp (Campo Grande), Unigran (Dourados), Unigran Capital (Campo Grande).
Mato Grosso: (3) Faculdade Centro Mato-grossense (Sorriso), Universidade de Cuiabá – Unic (Cuiabá), Univag (Várzea Grande).
Bahia: (2) Centro Universitário da Bahia – FIB (Salvador), Unifacs (Salvador).
Goiás: (1) Faculdade Cambury (Goiânia).
Tocantins: (1) Centro Universitário Luterano de Palmas – Ceulp (Palmas)
Paraíba: (2) Faculdade de Tecnologia da Paraíba – FATECPB (Cabedelo), Faculdade Santa Emília de Rodat – FAZER (João Pessoa).
Rio Grande do Norte: (1) Universidade Potiguar – UNP (Natal).
Ceará: (1) Universidade Estadual do Vale do acarai – UVA (Sobral).
Maranhão: (1) Centro Universitário do Maranhão – uniceuma (São Luís)
Pará: (1) Faculdades Integradas Ipiranga – Faintipi (Belém).
Amazonas: (2) Uninorte (Manaus), Centro Universitário de Ensino superior do Amazonas – CIESA (Manaus).
          O curso de Cosmetologia e Estética não foi encontrado nos seguintes Estados: Acre, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Roraima, Rondônia e Amapá.
          Assim, a formação e profissionalização do esteticista atualmente encontram respaldo no sistema educacional brasileiro, com formação profissional específica e regulamentação pelo MEC. Abaixo quadro representativo das Instituições de Ensino superior que oferecem o Curso de Cosmetologia e Estética:
<><><><>

   Estado
Nº de IES com curso cadastrado
                              Cidades
    SP
         20
São Paulo, Santo André, Santos, Ribeirão Preto, Franca, Batatais, São José do Rio Preto, Araras, Araraquara, Jales, Campinas, Santo amaro, Sorocaba,Bauru.
    RS
         6
Lajeado, Cruz Alta, Sarandi, Santa Cruz do Sul, Canoas, Ijuí.
   SC
         3
Lages, Tubarão, Itajaí.
   PR
         9
Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel, Umuarama.
   RJ
         6
Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo.
   ES
         1
Vila Velha
   MG
         5
Belo Horizonte, Uberlândia, Três Corações.
   MS
         3
Campo Grande, Dourados.
   MT
         3
Cuiabá, Sorriso, Várzea Grande.
   BA
         2
Salvador
   GO
         1
Goiânia
   TO
         1
Palmas
   PB
         2
João Pessoa, Cabedelo
   RN
         1
Natal
   CE
         1
Sobral
   MA
         1
São Luís
   PA
         1
Belém
   AM
         2
Manaus                                                                     
No total, são 18 Estados e 68 cursos cadastrados em 51 cidades do Brasil. Dados pesquisados em outubro de 2010.

3 comentários:

  1. Pe agora tem o curso e estética e cosmetica ,na Faculdade integrada de Pe , FACIP.

    ResponderExcluir
  2. Agora tem na FEEVALE Novo Hamburgo - RS.

    ResponderExcluir
  3. em pernambuco ja temos na FACIPE

    ResponderExcluir