domingo, 17 de abril de 2011

Lifting Cosmético

Lifting é uma palavra de origem inglesa, derivada da palavra “lift”, que segundo dicionário Michaelis inglês-português, editora Melhoramentos, quer dizer levantamento, erguer, suspender, içar, manter em posição eleveda. O tratamento de lifting estimula a microcirculação, promove maciez cutânea, reequilibra o contorno facial, melhora rugas, redensifica e levanta o volume da face, a pele deve ficar mais firme e remodelada. O lifting pode ser cosmético e/ou eletroestético. Quando usamos apenas cosméticos, e trabalhamos com as mãos, temos o lifting cosmético, onde o princípio ativo que se usa é de muita importância. Quando utilizamos cosméticos e aparelhos eletroestéticos, temos o lifting eletroestético ou eletrolifting. Os aparelhos usados para fazer lifting são: microcorrentes, ginástica isométrica passiva, ionizador (para penetração de ativos), eletroporação (para penetração de ativos), radiofreqüência e galvanopuntura.


O lifting deve promover efeito tensor imediato, dando mais luminosidade, firmeza e maciez cutânea, resultando no chamado “efeito cinderela”. O tratamento é indicado para flacidez, peles envelhecidas, antes de festas ou como prevenção. Ativos com ação “botox-like” ou “preenchimento-like” são excelentes coadjuvantes no tratamento, assim como anti-oxidantes, tensores, hidratantes, eutróficos, doadores de textura, neurocosméticos e e homogeinizantes da cor da pele.

Objetivos do tratamento em cabine

- melhorar o tônus e espessura da pele

- proteção antioxidante: diminuir os efeitos dos radicais livres e reparar dano ocasionado sobre as membranas celulares

- induzir estímulo de fibroblastos para melhorar síntese de colágeno e da matriz extracelular

- melhorar o tônus e o trofismo muscular

- atenuar sulcos, rugas e linhas

- restaurar o manto hidrolipídico e equilibrar os parâmetros dermato-cosméticos da pele: pH, sebo e hidratação

- melhorar o turgor, maciez, elasticidade e suavidade da pele

- manter os resultados

Alguns ativos ideais para o tratamento de lifting cosmético

- ÁCIDO HIALURÔNICO: ativo “preenchimento-like”, favorece o preenchimento dos espaços intercelulares de sustentação, melhorando o volume dos contornos faciais. É um mucopolissacarídeo que participa da estrutura dos glicosaminoglicanos e age como retentor hídrico e reestruturador do micro-relevo cutâneo, oferecendo hidratação e redução de linhas finas.

- DMAE: dimetilaminoetanol. Promete aumento do tônus e trofia musculares, por ser precursor da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular. A acetilcolina nas junções neuromusculares estimula a abertura dos canais de sódio, e a entrada de sódio na célula estimula a contração muscular.

- VIALOX POWDER: efeito “botox-like”. Competidor antagonista aos receptores de acetilcolina, bloqueia a liberação de sódio na membrana pós sináptica e inibe a contração muscular.

- ÁCIDO ELÁGICO: extraído da romã, é antioxidante e clareador.

- RAFFERMINE: extraído da soja, é potente ativo firmador, fortalece estrutura molecular da pele, conferindo firmeza, ativo de efeito cinderela.

- TENSINE: extraído das sementes de trigo. Tem ação tensora imediata, formando um filme aderente, elástico, resistente e contínuo, capaz de amenizar rugas por algumas horas, efeito cinderela.

-LIFTLINE: Derivado das proteínas do trigo. É agente tensor de superfície. Diminui as linhas de expressão, dando firmeza, maciez e brilho à pele. Tem efeito por aproximadamente 6 horas. Mais um ativo de efeito cinderela.

-FURFURILADENINA: hormônio vegetal capaz de estimular o crescimento celular e retardar o envelhecimento.

- ARGIRELINE: dermorelax ou dermodescontrátil. Efeito “botox-like”. É um hexapepitídio, capaz de bloquear a liberação de acetilcolina , portanto a contração muscular fica atenuada.

-ELASTINOL: estimula a proliferação celular, conferindo firmeza, elasticidade,redensificação, com mais espessura e volume para a pele.

- ANTARCTICINE: glicoproteína obtida por biotecnologia da bactéria Pseudoalteromonas Antartida NF3 , com propriedade hidratante, redensificadora, estimula a síntese de colágeno e elastina, regeneradora da pele. Tem ação de crioproteção, mantendo a integridade e hidratação cutânea durante o inverno ou baixas temperaturas.

- ELASTOCELL: derivado da lisina, ativo de tripla ação: queratoplástica, hidratante e tensora.

- HAPPY-BELLE: fitoendorfinas do Vitex agnus castus, com ciclodextrinas, encapsulados em lipossomos. Estimula proliferação de fibroblastos, estimula a migração de queratinócitos, é revitalizante, hidratante, calmante e suaviza rugas. É um neurocosmético.

- IRIS ISO: extrato glicólico do lírio Iris florentina, contém isoflavonas fitoestrogênicas que reforçam a barreira cutânea, assegurando a hidratação e diminuindo a profundidade das rugas. Indicado para prevenção do envelhecimento cutâneo em mulheres na fase da menopausa.

- PERFECTION SPHERES: microesferas com propriedades de difratar a luz, disfarçando rugas e linhas de expressão. Ativo de efeito cinderela.

- PERFECTION PEPTIDE P3: composto peptídico lipossomado, com função de mimetizar o rejuvenescimento celular, deixa a pele macia e radiante.

- PHYTOCELL TEC MD: preparação lipossomada baseada em células-tronco de uma maçã suíssa conhecida por sua longevidade. Promove estímulo à manutenção do crescimento das células tronco cutâneas.

- ENDORPHIN: neurosensorial que proporciona sensações agradáveis e duradouras para a pele, deixa a pele “feliz”. Neurocosmético do bem-estar, libera endorfinas que acalmam, suavizam, amaciam, hidratam, deixando a pele com mais vigor.

- NEUROXYL: é um neuroprotetor. Composto por dois neuropeptídios responsáveis pela proteção dos neurônios. Tem efeito parecido com uma substância do nosso organismo, o NGF (fator de crescimento dos neurônios) cuja função é preservar as células.

- DENSISKIN: ativo preenchimento-like. Complexo biológico que age sobre o micro-relevo cutâneo e sobre a matriz extra-celular, com propriedade de aumentar o poder de retenção hídrica na pele.

Protocolo básico de lifting cosmético

Obs: nunca esqueça de fazer uma boa avaliação do biótipo cutâneo, pois peles secas não devem ser esfoliadas e peles oleosas requerem princípios ativos específicos.

1. Higienizar a pele usando leite ou gel ou loção de limpeza

2. Tonoficar com loção tônica que contenha ativos hidratantes e nutritivos

3. Esfoliação física: suave, prefira cosméticos com sementes de frutas como apricot ou morango.

4. Esfoliação química: suave, prefira ácido lactobiônico ou mandélico

5. Massagem de efeito lifting com cremes que contenham ativos descritos acima (de efeito lifting).

6. Máscara: use uma máscara oclusiva e tensora como a hidroplástica ou peel-off ou de porcelana que contenham ativos de efeito lifting ou cinderela.

7. Finalização: prefira cremes de efeito cinderela que confiram maciez, brilho e que contenham partículas refletoras de luz. Se o creme não tiver filtro solar, utilize um pó compacto com FPS 30 para finalizar.

Protocolo básico de lifting eletroestético

1. Do número 1 ao 4 proceder conforme protocolo anterior.

5. após esfoliação química, remover completamente o ácido e tonificar. Em seguida espalhe uma solução iontoforética com ativos descritos acima e utilize o aparelho de microcorrentes escolhido conforme orientação do fabricante.

6. massagem de efeito lifting (o sentido dos movimentos são do centro da face para fora e para cima). Proceda após a massagem conforme itens 6 e 7 do protocolo anterior.

Lembre-se: existem inúmeros protocolos no mercado, basta pesquisar, experimentar e ver com qual marca de cosméticos e modo de trabalhar você se identifica mais. Não se prenda a receitas eternas e mecânicas, inove sempre, mas com bases científicas.

Um comentário:

  1. Fiz um lifting facial na Master Health, em SP, e foi a solução para as minhas rugas! Adorei o resultado! Me sinto muito mais bonita!

    ResponderExcluir