sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Biotipos: tipologia cutânea e abordagem cosmetológica para cada tipo de pele

RECONHECIMENTO E ABORDAGEM COSMETOLÓGICA DA PELE SAUDÁVEL

DEFINIÇÃO DE PELE COSMETICAMENTE SÃ: pele que se apresenta em condições anatômicas, histológicas e funcionais normais, que não padece alterações nem sequelas estéticas nem cosméticas, estando seus parâmetros dermo-cosméticos (sebo/hidratação/ph) dentro dos valores fisiológicos considerados normais.

PARÂMETROS DERMATO-COSMÉTICOS

A medição destes parâmetros nos permite diagnosticar o biótipo cutâneo. São eles:

1. sebo

2. pH

3. hidratação

O equilíbrio dos três parâmetros está geneticamente determinado, mas pode ser alterado por vários fatores como: clima, envelhecimento, hormônios, alimentação, sol, estresse, alterações digestivas, uso indevido de cosméticos.

VALORES NORMAIS

Estes valores são medidos em equipamentos especiais como por exemplo:

·        Corneometer: mede o conteúdo aquoso no estrato córneo.

·        pHmeter: mede o pH da pele.

·        Mexameter: avalia a cor da pele.

·        Tewameter: avalia a perda transepidérmica de água

·        Cutometer: avalia a viscoelasticidade da pele.

1. sebo: os valores normais são 90 a 100 microgramas por centímetro quadrado de pele. Valores acima indicam pele oleosa, seborreica, e valores abaixo indicam pele hipolipídica ou seca.

2. pH: deve ser ácido, sendo no homem 5 e na mulher 5,5 aproximadamente. Nestes valores a pele apresenta máximo de inércia e mínimo de reatividade, possibilitando maior penetração de cosméticos.

Lembrando que o grau de acidez, alcalinidade e neutralidade é medido numa escala de zero a quatorze, onde pH zero é o estado de acidez absoluta; pH 14 é o estado de alcalinidade absoluta e pH 7 é o estado de neutralidade.

COSMÉTICOS ATIVOS

Sabemos que antes de qualquer procedimento estético ou mesmo antes de passar um hidratante, a pele deverá estar devidamente limpa e equilibrada para que o cosmético tenha os efeitos desejados. Para isso, devemos seguir os passos: limpar, tonificar, esfoliar (1 ou 2x/semana) e depois : hidratar, proteger,nutrir, equilibrar. Para cada passo existe um cosmético específico. Os cosméticos ativos dividem-se em:

A. limpadores

B. reguladores

C. corretivos

D. protetores

A. cosméticos limpadores: sua função é eliminar as impurezas e o excesso de sebo da pele, assim como realizar a extração da camada de células mortas e tampões córneos, facilitando a saída dos cilindros comedônicos, nas práticas faciais. A finalidade de uma boa limpeza é facilitar a penetração do produto cosmético. São os primeiros que devem ser usados antes de toda prática cosmética. O sucesso de um tratamento facial  começa com uma boa limpeza e preparo adequado da pele.

Cosméticos limpadores mais comuns: leite ou emulsão de limpeza, creme de limpeza, sabonete de limpeza.

Características dos cosméticos de higiene facial:

-Devem promover detergência moderada

-Bom poder de arraste (viscosidade e emulsionamento)

-Ser antisséptico

-Ter Ph ácido ou ligeiramente alcalino (de 4.0 a 8.5)

-Ação superficial (camada córnea)

-De fácil eliminação

-Deixar a pele suave e macia ao toque

-Ser compatível dermatologicamente e hipoalergênico

B. cosméticos reguladores: aplicam-se na sequência dos limpadores, têm por função hidratar, regular o pH, o sebo e a permeabilidade cutânea preparando a pele para uma melhor absorção dos produtos e de seus princípios ativos. Em geral, regulam os parâmetros dermato-cosméticos: pH, hidratação e sebo. Geralmente apresentam-se em forma de loção, e completam a higiene cutânea, reequilibrando o pH da pele, refrescando-a e podendo cumprir funções como: adstringência, assepsia, emoliencia, etc. são também utilizados sob forma de compressas ou associados à máscaras completando sua ação. São cosméticos de ação trofodérmica, suprem as necessidades tansitórias da pele.

Alguns cosméticos para tonificação: adstringentes, umectantes, descongestionantes, antissépticos, estimulantes, balsâmicos, emolientes.

C. cosméticos corretivos: têm como objetivo restabelecer a eudermia cutânea, corrigindo ou compensando alterações inestéticas. Possuem princípios ativos capazes de corrigir alterações como: hiperqueratose, envelhecimento, rugas, flacidez, pele hiperlipídica, acne e sequelas, manchas, etc.

D. cosméticos protetores: são destinados a proteger a pele das agressões do meio ambiente ( sol, radiações, fumaça, poluição,clima), procurando manter sua eudermia. Devem estar dotados de um efeito eutrófico que permita manter a pele saudável. Às vezes, um único produto cosmético pode ter mais de uma função.
BIOTIPOS CUTÂNEOS
1. PELE NORMAL (endérmica/eudérmica)
Característica: superfície lisa e flexível, equilíbrio hídrico e lipídico, cor rosada ou mate queimado luminosa (não brilhosa), geralmente é uma condição genética. O teor de hidratação e nutrição encontram-se equilibrados. Esta é a “pele de pêssego” ou pele de criança.
À lupa: textura e granulação finas, sem brilho nem pontos negros, poros e folículos normais (sem dilatação).
Ao toque: macia, suave, elástica. Não é fina demais nem grossa. Secreção suor/sebo em equilíbrio.
ABORDAGEM COSMETOLÓGICA PARA PELE NORMAL
Higienizar: leite ou emulsão ou sabonete de limpeza.
Tonificar: loção tônica sem álcool com propriedades calmantes ou descongestionantes.
Hidratar e proteger: ou manter o teor de hidratação. Emulsão e cremes o/a , gel-creme. Com FPS ( ativos: aquaporinas, ceramidas,etc.)
Nutrir: geralmente após os 25 anos de idade. Cremes com ativos ARL, lipossomos, vitaminas e oligoelementos.
Emoliência: bandagem com loção emoliente (trietanolamina)- Massagem com creme emoliente, vapor de ozônio.
2. PELE SECA
Característica: facilmente irritável, sensível. Fina, adelgaçada, opaca, esbranquiçada, seca. Espessura epidérmica diminuída, manto hidrolipídico escasso, orifícios pilossebáceos e poros invisíveis, produz repuxamentos, intolerância à sabões alcalinos, envelhecimento precoce, predisposição à: irritações, telangiectasias, eritemas, hipercromias, desidratação. Vulnerável ao frio, vento e calor.
À lupa: apresenta aspecto farinhoso; superfície finamente gretada. Não há dilatação de poros, nem comedões.
Ao toque:sensação de sequidão e fina rugosidade. Falta de leve untuosidade conferida pelo manto hidrolipidico. Pouco elástica e muito fina. A pele poderá estar seca por falta de água e/ou gordura.
ABORDAGEM COSMETOLÓGICA PARA PELE SECA
Higienizar: emulsão ou creme de limpeza  A/O .
Tonificar:loção tônica sem álcool , com propriedades umectantes, descongestionantes, calmantes.
Hidratar/proteger: cremes A/O com boa espalhabilidade ou viscosidade. Com propriedades emolientes e umectantes.(lanolina, glicerina, vaselina, ceramidas, aquaporinas, citoquinas, esqualeno, PcaNa, NMF, uréia, lactato de amônio, óleo de amêndoas, óleo de abacate, óleo de oliva, extrato de castanha da índia, aloe vera.)
Nutrir:cremes A/O e máscaras nutritivas (vitaminas e minerais);emolientes ( óleos e extrato de castanha da índia) ; demulcentes (formam um filme protetor melhorando a flexibilidade e micro-circulação – Aloe Vera) e reepitelizantes ( calêndula, rosa mosqueta, centella asiática, geléia real, vitaminas A e F, lecitina, ceramidas, pantenol).
Emoliência: massagem com creme emoliente (vitaminas lipossolúveis: A E F , lanolina). Evitar uso de calor, mas quando necessário, usar por menos tempo. ( Obs.: em peles extremamente secas não usar vapor de ozônio nem outra fonte de calor e não efetuar extrações na limpeza de pele, até que a pele apresente eudermia.). A emoliencia também poderá ser feita com uso de máscaras emolientes.
3. PELE OLEOSA ( lipídica )
Característica: maior espessura epidérmica, ósteos dilatados, manto hidrolipídico abundante, superfície untuosa e úmida, aspecto brilhante. Apresenta comedões e transpiração abundante. É irritável ( ácidos graxos), observa-se certa alcalinização da pele. A pele oleosa poderá evoluir para uma PELE SEBORREICA dependendo de alguns fatores:
1. ENDÓGENOS
a. seborréia endócrina: secreção sebácea aumentada devido a fatores hormonais, geralmente ocorre na adolescência ( andrógenos- testosterona- dihidrotestosterona de origem testicular, ovariana ou supra-renal). Ou por uso de medicamento a base de hormônios.
b. seborréia digestiva: secreção sebácea aumentada devido à uma disfunção hepática. A pele fica amarelada.
c. seborréia nervosa: secreção sebácea aumentada devido à traumas psíquicos, ansiedade, estresse, etc.
2. EXÓGENOS
Falta de higiene, uso de produtos comedogênicos, clima quente e úmido, uso de pomadas ou cremes capilares sem enxágüe (leave-in).
GRAUS DE SEBORRÉIA
1. GRAU I (seborréia leve): secreção sebácea levemente aumentada, localizando-se na zona T ( mento- nariz-testa)-( T seborreico).
2. GRAU II ( seborréia moderada): secreção sebácea aumentada que se estende a toda face, couro cabeludo e, às vezes, tórax. Observa-se gotículas de gordura no nariz. ( ás de paus seborreico).
3. GRAU III ( seborréia intensa): secreção sebácea muito aumentada, abrange toda a face, braços, parte anterior e posterior do tórax. Observa-se gotículas de gordura na superfície epidérmica. Geralmente evolui para acne.
À lupa: aspecto lustroso e brilhante, orifícios dilatados, comedões, cilindros comedônicos “saindo” do orifício. Aspecto casca de laranja.
Ao toque: untuoso. As gemas dos dedos do examinador ficam impregnadas de gordura. Pele grossa e com relevos.
LIPOSCOPIA: inspeção com papel de seda ( “mata-borrão”) , o papel fica impresso pelo excesso de gordura. A liposcopia é uma forma de avaliar ( diagnosticar) a pele oleosa ou regiões de oleosidade.
MECANISMO DE PRODUÇÃO DO SEBO
 A enzima 5-alfa-reductase presente  em cada glândula sebácea transforma a testosterona que recebe via circulatória em dihidrotestosterona, este é o hormônio ativo que inicia a síntese do sebo em cada glândula. Portanto, quando a secreção sebácea aumenta, alguns desses fatores ocorreram:
1. Aumento do nível de testosterona no sangue
2. Aumento do nível de moléculas da 5-alfa-reductase (causa genética)
3. Aumento da atividade da 5-alfa-reductase (origem genética)
4. Aumento da sensibilidade metabólica das glândulas sebáceas à presença de dihidrotestosterona.
ABORDAGEM COSMETOLÓGICA PARA PELE OLEOSA
Higienizar: emulsões O/A ou sabonetes de limpeza faciais com ativos antissépticos e anti seborreicos ou desengordurantes ( zinco, enxofre, ácido cítrico, ácido salicílico, AC. Láctico, lauril sulfato de sódio (solução desincrustante para ser usada com corrente galvânica- desincruste), lavanda, limão, alecrim, própolis, menta, melaleuca).
Tonificar: loção tônica com propriedades adstringentes, secativas, descongestionantes (anti edemaciantes) e calmantes. ( alfa-bisabolol, arnica, bétula, caulim, argila verde e branca, zimbro, hamamélis, alecrim, sálvia, própolis, camomila, acido cítrico). A loção Tonica p/ pele oleosa poderá apresentar-se como solução, onde há decantação (“ agite antes de usar”).
Hidratar/proteger/nutrir: veículos em gel ou formulações “oil free” com ativos anti seborreicos, matizantes e calmantes.
Emoliência: massagem rápida com pinçamentos, bandagem com loção amolecedora, vapor de ozônio. Neste tipo de pele pode-se optar em fazer o desincruste com corrente galvânica, lembrando que é uma prática agressiva que sensibiliza a pele. O desincruste poderá ser feito utilizando-se algumas substâncias como: lauril sulfato de sódio, carbonato de sódio ou salicilato de sódio.  Estas substâncias promovem a detergência ou saponificação da gordura da pele.

4. PELE MISTA
Característica: tipo de pele mais freqüente entre indivíduos que residem em país de clima tropical. Coexistem dois biótipos cutâneos: pele normal com tendência à oleosidade (M/O) e pele normal com tendência à seca (M/S). Neste tipo de pele zonas secas  alternam-se com zonas de oleosidade e eudermia.
4.1 . PELE MISTA COM TENDÊNCIA À OLEOSIDADE (M/O): na zona T apresenta-se brilhosa com características da pele oleosa e nas laterais tende à normalidade ou eudermia.
4.2. PELE MISTA COM TENDÊNCIA À SECA (M/S):  na zona T apresenta-se com características da pele normal  e nas laterais apresenta características da pele seca.
ABORDAGEM COSMETOLÓGICA PARA PELE MISTA
Higienizar: escolher os produtos de acordo com o biótipo M/O ou M/S , sempre lembrando dos produtos ideais para pele oleosa ou seca. E também lembrando que a pele mista é uma pele normal com tendências, então os produtos p/ pele normal são adequados aqui.
Tonificar: loção tônica sem álcool com ativos calmantes e umectantes (M/S) ou adstringentes (M/O).
Hidratar/nutrir/proteger: existem cosméticos específicos para a zona T oleosa, que matizam a área. Escolher emulsões e cremes O/A ou gel-creme. As “grandes marcas” internacionais têm um creme específico para cada tipologia cutânea. Algumas marcas nacionais também oferecem produtos para cada tipologia.
Emoliência: massagem com creme emoliente, bandagem com loção amolecedora, vapor de ozônio, máscara emoliente ou máscara térmica.

Um comentário:

  1. Gostei muito dessas informações, nos esclarece bem as nossas dúvidas !!

    ResponderExcluir