sexta-feira, 1 de abril de 2011

HIDRATAÇÃO

A hidratação cutânea tem como principal função suprir a pele com substâncias ativas que devolvam à derme sua capacidade de reter água, prevenindo ressecamento e rugas precoces. O extrato córneo é uma eficiente barreira, protegendo o corpo da desidratação. As ceramidas, principais componentes lipídicos intercelulares do estrato córneo, são fatores importantes em sua função de barreira, retendo a água no estrato córneo. Na superfície da pele, os lipídios provenientes das glândulas sebáceas misturam-se com o suor originando emulsão epicutânea ou manto hidrolipídico. Pele seca é uma condição que predomina nos idosos, um estado caracterizado pela perda da função de barreira do estrato córneo, evidenciada pela perda de água transepidérmica.


O que faz a pele permanecer saudável, macia, flexível e elástica é a manutenção da hidratação. O estrato córneo deve ser capaz de reter água através de substâncias higroscópicas, como por exemplo, NMF (fator natural de hidratação) que apresenta como componentes: PCaNa (ácido pirrilidona carboxílico), lactato de sódio, uréia, íons (Cl, K, Na), lactatos, citratos e aminoácidos.

O estado de hidratação da pele depende de alguns fatores:

- quantidade de água ingerida

- transporte de água das camadas inferiores

- velocidade de evaporação

- velocidade de queratinização

- quantidade e composição do manto hidrolipídico

Os hidratantes atuam aumentando a absorção percutânea de água (umectantes) ou reduzindo a evaporação de água pela pele através de agentes oclusivos fazendo uma barreira hidrofóbica. Modernamente, criou-se o conceito “hidratação inteligente” com o ativo aquaporine que é capaz de induzir o transporte de água da derme para a epiderme (três milhões de moléculas de água por segundo).

Fatores ambientais que contribuem para o aparecimento da pele seca

- exposição repetida a solventes, sabões alcalinos e desinfetantes

- umidade do ar

- radiação solar

- temperatura

- alterações de ordem clínica: psoríase, ictiose, eczema, taxa hormonal, menopausa.

ALGUNS ATIVOS HIDRATANTES

Existem inúmeros ativos hidratantes, aqui procurei colocar os mais conhecidos e que estão contidos na maioria dos cremes hidratantes disponíveis no mercado brasileiro.

Ácido hialurônico: extraído da crista do galo ou sintetizado em laboratório. Encontrado também como hialuronato de sódio, tem capacidade de reter água sobre a pele.

Ácido pirrilidona carboxílico ( PCaNa): agente de hidratação biomimético, pois é componente do NMF (fator natural de hidratação). Altamente higroscópico, fornece maciez e elasticidade à pele.

Aloe vera: extrato da babosa, hidrata formando filme protetor, além de ser cicatrizante e regenerador.

Aquaporine: canal protéico existente no organismo. Ativo desenvolvido em laboratório com efeito “indutor de aquaporinas”. Extraído do cacto do deserto silanetriol trealose + ácido glutâmico. Última geração de hidratantes: hidratação inteligente. Cada aquaporina tem a capacidade de transportar três milhões de moléculas de água por segundo da derme para a epiderme.

Ácido láctico: alfa hidróxi ácido extraído do leite, é um dos componentes do MNF, tem ação renovadora e texturizante da pele.

Avenolat: extraído da aveia. Hidratante.

Caviar HS: proteína solúvel, aminoácido essencial à hidratação.

Ceramida III: constituinte da camada córnea, tem ação regeneradora e hidratante.

D pantenol: pró vitamina B5. Hidrata e estimula a epitelização.

Glicerina: substância altamente higroscópica, inodora, viscosa e adocicada. Fornece maciez à pele.

Lanolina: gordura obtida da lã do carneiro. É higroscópica, mantém a água sobre a pele.

Parafina: derivado do petróleo, forma um filme protetor sobre a pele.

Vaselina: de origem mineral, derivada do petróleo, grande capacidade de oclusão, protege a pele da perda de água transepidérmica.

Manteigas: todas as manteigas hidratam por formar um filme protetor sobre a pele impedindo a evaporação da água. As mais usadas são as de: cupuaçu, karitê, manga, oliva, cacau, macadâmia.

Óleos: formam filme protetor. Os mais usados em cosméticos são: maracujá, oliva, uva, abacate, gergelim, algodão, amêndoas, copaíba, germe de trigo, girassol, castanha do Pará, rosa mosqueta.

Uréia: hidratante, mas pode ser queratolítico em concentração acima de 10%

Vitamina F: fonte de ácido linoléico, linolênico e araquidônico.

Lactato de amônio: sal orgânico usado em cosméticos para hidratar, pois retem água na superfície da pele, por ter propriedades higroscópicas.

Lactato de sódio: elemento presente no fator NMF, retem água na superfície da pele.

Pentaglican ( complexo glicosamino glicano): hidrófilo, fornece água e sais ao tecido conjuntivo.

Hidratante injetável: procedimento feito pelo médico, o produto chama-se “vital”, é produzido por uma empresa sueca: Q-Med. É ácido hialurônico sintetizado em laboratório, mais fluído e tem partículas menores, o que lhe confere capacidade de hidratar a pele, e não de preencher rugas. É injetado superficialmente em microgotas, são feitos de 50 a 80 pontos por região com durabilidade média de seis meses.

Protocolo de hidratação facial

1. Higienização: limpar a pele com leite ou emulsão ou sabonete de limpeza, espalhar o produto suavemente sobre o rosto, pescoço e colo. Retirar com algodão embebido em água filtrada ou mineral.

2. Esfoliação física: se a pele for sensível ou estiver sensibilizada, fazer fricção suave, ou não fazer a esfoliação física. Use produtos com sementes vegetais, são mais suaves. Retire completamente os grânulos.

3. Esfoliação química: atualmente, a cosmética tem evoluído no sentido de renovação constante da epiderme, todos os protocolos modernos sempre apresentarão como opção um esfoliante químico.

4. Tonificação: após a retirada do esfoliante químico, umedeça um algodão com uma loção tônica hidratante e passe sobre a pele para normalizar o Ph cutâneo.

5. Ionização: se você possui o aparelho de corrente galvânica poderá usar uma solução iontoforética que possua ativos hidratantes ionizáveis para incrementar a hidratação. Se não possuir o aparelho, utilize a solução iontoforética com massagem ativante dando pequenas beliscaduras ou pinçamentos até total penetração.

6. Massagem: utilize um creme com ativos hidratantes. Escolha pela boa espalhabilidade , viscosidade e aroma. Cremes com cheiro forte não são agradáveis para massagem facial. Utilize a técnica que mais lhe agradar, podendo usar a massofilaxia facial. Geralmente, cremes com bom deslize possuem em sua fórmula glicerina, parafina, óleo mineral (vaselina), óleo vegetal.

7. Máscara: aplique uma máscara hidratante com extratos vegetais, pode ser cremosa ou peel-off (tenso-plástica) ou hidro-plástica (alginato). Se optar por argila, prefira a vermelha que possui propriedades hidratantes. Deixe a máscara agir por 15 min. Retire completamente. Tonifique a pele novamente.

8. Finalize com um creme hidratante. Se o creme não possuir FPS, este será passado posteriormente. Procure escolher o finalizador já com filtro, se não for possível, escolha o filtro em forma de pó compacto e passe-o com pincel de pó para dar um acabamento sem brilho.

Um comentário: