sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Erros que o profissional da estética deve evitar

A reputação de uma esteticista é construída todos os dias e depende de uma série de fatores, que vão além da dedicação e do esforço individual. A maioria de nós tem algum ponto fraco que deve ser enfrentado com auto-controle e disciplina. Devemos sempre monitorar nosso comportamento profissional e corrigi-lo, se necessário. Bom senso é a marca característica de nosso sucesso.

1. SEM TEMPO PARA ATUALIZAR-SE
Nesta profissão é muito arriscado não estar por dentro dos avanços científicos mais recentes, dos procedimentos mais lucrativos e novas tendências no ramo, uma vez que as clientes estão antenadas e lêem tudo em revistas de beleza e internet. Se sua cliente perceber que está mais informada que você, provavelmente procurará a concorrência. Uma boa maneira de estar “linkada” com as novidades é assinar uma revista especializada como: Les Nouvelles Esthétiques ou Up To Date ou Personalité ou Vida Estética. Ou ainda participar de congressos  e feiras internacionais na área de estética.


·         WWW.vidaestetica.com.br

·         WWW.nouvellesbrasil.com.br

·         WWW.revistauptodate.com.br

·         WWW.tecnopress-editora.com.br (revista cosmetics & toiletries Brasil)

2. APARÊNCIA DESCUIDADA
Estatísticas mostram que somos julgadas profissionalmente por nosso desempenho global no ambiente dos negócios, mas estudos indicam que só dispomos de 30 segundos a partir do momento em que somos apresentadas a um cliente em perspectiva para convencê-lo de nossa competência. E somente mais quatro minutos para provar nossa capacidade, a partir do momento da apresentação. Tatuagens, cabelo oleoso, ausência total de maquilagem, sobrancelhas crescidas, roupas e uniformes amassados e sujos, unhas por fazer, falam muito sobre você, antes mesmo que tenha a oportunidade de dizer qualquer coisa.
3. DEPENDÊNCIA DE POUCOS CLIENTES ESPECIAIS
Devemos diversificar as fontes de renda, trabalhando em mais de um local e prestando serviços para mais do que somente alguns clientes muito lucrativos. Devemos pensar na instabilidade da vida moderna, onde as pessoas podem ser demitidas a qualquer momento, ou se divorciam, ou têm filhos ou têm uma despesa extra e param de usar os serviços de estética, visto que é supérfluo, e o primeiro numa lista de “cortes”.
4.CLIENTES “AMIGAS”
Nosso foco principal deve ser prestar serviços de instrução e consultoria. Devemos orientar os clientes para que modifiquem seu estilo de vida e adotem medidas preventivas que incluam limpeza e hidratação adequadas da pele. Devemos ter conhecimento sobre nutrição e exercícios e aconselhá-los, quando for o caso, a procurar um médico. Os problemas começam quando a conversa se distancia muito do tratamento profissional. Não é aconselhável discutir detalhes relativos à vida pessoal de nossos clientes. O que sabemos de sua vida particular pode mais tarde causar embaraço a eles e a nós mesmas. Trate uma cliente como “amiga” e você acabará sem as duas: a amiga e a cliente. É importante construir e proteger nosso relacionamento profissional com os clientes e desenvolver nossa reputação.

5. ISOLAMENTO NO TRABALHO
Para ter sucesso em qualquer área é preciso saber relacionar-se com os outros. Apesar de funcionarmos como um grupo de pessoas independentes, na verdade somos uma equipe de especialistas, cada um em sua área de responsabilidade. É sempre positivo relacionar-se com profissionais de áreas afins como, por exemplo, dermatologistas, cirurgiões plásticos, fisioterapeutas, ginecologistas, cardiovasculares, psicólogos,fonoaudiólogos,etc.
6. MAU VENDEDOR NÃO CONQUISTA CLIENTES
O conhecimento a respeito de um produto é somente o começo do processo de venda. Para convencer pessoas a gastar dinheiro com suas recomendações, é preciso ser capaz de entender seus estilos de vida, a diferença entre o que querem e o que precisam e o que as motiva a comprar. Você deve inspirar seus clientes a seguir suas recomendações.
7. NINGUÉM É INSUBSTITUÍVEL
Você deverá ser capaz de definir o que distingue seus serviços e os torna valiosos no mercado. Fazer um cartão de visita ou elaborar um folheto às vezes toma mais tempo do que se concentrar no que nos torna especiais em termos profissionais. Procure informar-se sobre marketing pessoal. Há inúmeras publicações sobre estratégias eficazes de marketing e dicas sobre auto-promoção, também disponíveis na internet.



8. DEIXAR DE ANOTAR OS PROCEDIMENTOS
“o que não for registrado nunca terá acontecido”. Esta é uma máxima jurídica que serve perfeitamente aqui. Devemos sempre ter documentação demonstrando que fizemos o possível para assegurar a proteção do cliente e evitar erros por negligência.
9. SEGUIR MODISMOS
São infinitas as maneiras de se ganhar dinheiro com procedimentos e venda de cosméticos. Porém, devemos sempre visar o interesse do cliente e nossa reputação profissional. Nunca agir por impulso, sem pesquisar ou experimentar em você os tratamentos e substâncias que se pretende indicar. Caso  contrário, poderá ferir a ética profissional.
10. FALTA CRIATIVIDADE
Dar o primeiro passo é uma vantagem em relação à concorrência, já dizia o velho ditado popular: “o importante não é ser o melhor, mas ser o primeiro”. Aqui, o importante é ser o melhor e o primeiro. É preciso coragem para ousar. Inove. Crie.

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